Abaetetuba é um município do estado do Pará. Os habitantes se chamam abaetetubense. Vizinho dos municípios de Moju, Barcarena i Igarapé-Miri, Abaetetuba se situa a 51 km a Sul-Oeste de Belém.

foto-aerea-municipio-abaetetuba-pa

História

O distrito de Beja foi o berço da colonização de Abaetetuba. Por volta de 1635, padres capuchinhos vindos do Convento do Una, em Belém, após percorrerem os rios da região, juntaram-se a uma aldeia de tribos indígenas nômades. O aglomerado foi chamado de “Samaúma” e, depois, batizado de “Beja” pelo governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado.
Embora Francisco de Azevedo Monteiro seja considerado, no imaginário popular, o fundador, pois chegou para tomar posse desse território como proprietário de uma sesmaria. Na beira do rio Maratauíra, num local protegido das marés pela ilha de Sirituba e nas proximidades do sítio Campompema e da Ilha da Pacoca, fundou um pequeno povoado, em 1724.
Igreja Abaetetuba
O município de Abaetetuba foi desmembrado do território da capital do Estado, Belém, em 1880, de acordo com a Lei 973, de 23 de março, que também constituiu o município como autônomo. Um ano depois, em 1881, o presidente interino da Câmara em Belém, José Cardoso da Cunha Coimbra, instalou, no município, a Câmara Municipal de Abaeté. Por meio do Decreto-Lei 4 505, de 30 de dezembro de 1943, foi instituído o nome “Abaetetuba”.

 

Etimologia

O nome primitivo do município era “Abaeté”, que, na língua tupi, significa “homem verdadeiro”, através da junção dos termos abá (homem) e eté (verdadeiro). Por meio do Decreto-lei 4 505, de 30 de dezembro de 1943, foi-lhe acrescentado o sufixo “tuba”, oriundo do termo tupi tyba (ajuntamento), para diferenciá-lo do município homônimo no estado de Minas Gerais. Portanto, “Abaetetuba” significa, na língua tupi, “ajuntamento de homens verdadeiros”.

Agricultura

No setor agroflorestal, o município destaca-se como o 2º maior produtor de açaí do Pará, como o 3º maior produtor de bacuri e cupuaçu, e como o maior produtor de manga do estado. Outras culturas também marcam fortemente a agricultura abaetetubense, como mandioca, coco, miriti e bacaba.

municipio-abaetetuba

Vídeo sobre a cidade de Abaetetuba

Mapa da cidade de Abaetetuba